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LER - Lesão por Esforço Repetitivo

Desenho de jovem, com a mão engessada segurando um teclado.

LER

LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e é reconhecida também com o nome de DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Portanto, trata-se de um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraço, braços e pescoço) ou qualquer segmento do corpo submetido ao estresse, vivido não só no trabalho mas também no lar. Tem relação direta com as condições de trabalho que exigem do empregado movimentos manuais repetidos, continuados, rápidos e/ou vigorosos, durante um longo período de tempo

PRINCIPAIS PONTOS ACOMETIDOS:

- coluna cervical;
- ombros;
- punhos;
- antebraços;
- coluna lombar.

QUAIS AS CAUSAS DA LER/DORT?

Existem inúmeras causas que levam a LER/DORT, sendo que as mais comuns estão associadas a fatores emocionais, tensão, estresse psicológico, estilo de vida e fatores ergonômicos desfavoráveis, tais como :

- ambiente de trabalho barulhento, frio, pouco
iluminado e mal ventilado;
- ritmo cansativo,acelerado para garantir produção,
horas extras;
- mobiliários inadequados;
- posturas forçadas, incorretas devido a postos de
trabalho, máquinas inadequadas e equipamentos
com defeito, e muitas vezes com tempo excessivo
na mesma posição.

QUAIS AS FUNÇÕES QUE MAIS OFERECEM RISCO?

Qualquer movimento repetitivo associado à postura, digitação, montagem leve, operação de máquinas em geral, empacotamento, selecionadores e expedição, entre outros, podem colocar os empregados sob risco de LER, tais como a Síndrome do Túnel do Carpo, tenossinovites, tendinites, etc.
Dentre os candidatos de maior risco, no escritório, para as LER, estão os datilógrafos, digitadores, separadores de correspondência, caixas de bancos e supermercados e qualquer um cuja função envolva movimentos repetidos do punho, má postura, força, entre outros fatores.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LER/DORT?

- sensação de dormência, formigamento, cansaço nos membros ou
sensação de peso;
- inchaço, choques, diminuição da força muscular;
dificuldade de movimentação, desconforto.

COMO PREVENIR?

Abaixo algumas dicas de BOA POSTURA PARA EVITAR LESÕES:

Para levantar um peso: Coloque-se em frente ao peso, o mais perto possível, afastando os pés e flexionando as pernas; para se levantar, mantenha o tronco reto, pés juntos ao solo, expelindo ar dos pulmões, assim o trabalho dos músculos é menor.
Cuidado: Nunca dobre as costas, pois exige dos músculos um grande esforço para endireitá-las e suas vértebras correm o risco de ficar sem proteção.

Como carregar volumes (bolsas, sacolas, etc): Inicialmente observe as condições do piso para evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga. Para não sobrecarregar os músculos, que devem equilibrar as costas, divida o volume em dois, um em cada mão, sempre que possível.
Cuidado: Nunca carregue peso na cabeça, pois leva a problemas da coluna cervical.

Como deslocar o carrinho: Para deslocar um carrinho carregado, você deve empurrá-lo; para melhor distribuição do peso, utilize as duas mãos, mantendo a coluna reta. NUNCA PUXE. É INCORRETO.

Como evitar a hiperextensão dos membros superiores: Para colocar/retirar qualquer objeto acima do nível dos ombros, utilize um suporte adequado ou escada para atingir o local e a altura desejada.

Como movimentar cargas na lateral: Evite girar sua coluna com os pés fixos, seja sentada ou em pé. Procure mudar os pés de posição em direção ao movimento desejado.

Como trabalhar no computador: Sente corretamente, apóie os 2/3 da coluna vertebral e mantenha os ombros relaxados e alinhados com a cabeça, as pernas em paralelo sem cruzar, auxiliando a circulação e a postura da coluna; mantenha o monitor centralizado e a parte superior da tela na altura dos olhos, para diminuir a tensão no pescoço;pulso apoiado na mesa, em posição neutra, nem muito para cima e nem para baixo; braço e antebraço devem formar ângulo de 90°; pés sempre apoiados no chão ou em suporte próprio.

LEMBRE-SE: Não digite por mais de duas horas seguidas. Faça intervalos de cinco minutos a cada meia hora.

Para evitar o desconforto visual das telas de computador: Pisque com freqüência, prefira óculos ao invés de lentes de contato (devido ao ressecamento dos olhos) e para cada hora de trabalho, descanse cinco minutos, fechando os olhos por instantes.

Como se organizar no trabalho: Organize o local de trabalho de forma a permitir a liberdade dos movimentos, colocando os materiais de uso constante perto de você e não longe das mãos ou da mesa de trabalho, evitando ter que se curvar ou se afastar para poder pegá-los. Planeje a jornada de trabalho de acordo com o ritmo do corpo, através da organização das tarefas a serem realizadas que não devem forçar um só padrão de movimento, evitando que se tornem prolongadas com movimentos repetitivos. Estabeleça períodos de pausa a fim de evitar a sobrecarga músculo-esquelética e a fadiga mental. Se você exerce tarefas repetitivas, a Lei determina que a cada 50 minutos deve-se fazer 10 minutos de pausa.

Evite as seguintes posturas: Inclinar o corpo sobre a mesa de trabalho quando estiver de pé ou sentado; empurrar ou puxar gavetas "emperradas"; manter os ombros elevados por muito tempo; apoiar os antebraços nas quinas dos mobiliários; comprimir os cotovelos em superfícies duras - os cotovelos devem ficar na altura da mesa de trabalho; apoiar o telefone no seu ombro, forçando o pescoço; sentar-se "torto" na cadeira - procure sentar-se alinhado ajustando a cadeira em suas costas; forçar o pescoço somente para um lado - se você adota esta postura, procure colocar as atividades a sua frente e não ao seu lado; trabalhar com sapatos de saltos muito altos - pode provocar dores lombares; sentar-se de modo que seus pés fiquem suspensos - procure utilizar sempre um apoio adequado à sua altura ou ajuste a sua cadeira; sentar-se em cadeiras muito altas ou muito baixas; permanecer em uma mesma postura por longos períodos - procure levantar-se de tempos em tempos, faça movimentos contrários à tarefa; ao manusear objetos em prateleiras muito altas - utilize uma escada segura e adequada.